domingo, 11 de novembro de 2012


Relato reflexivo, Camila Mantovani

Relato reflexivo:
 
Sou professora de Sociologia na rede estadual de ensino de São Paulo. Sou, de certa forma, iniciante nesse trabalho e preciso de mais pontos para que minha folha de pagamento se torne mais colorida. Escolhi fazer os cursinhos de formação à distância, oferecidos pela SEE-SP, com este fim, pois sou de uma geração em que o computador e a internet tem funções sentimentais semelhantes à era Barbie ou ao 'Nintendo', ou seja, são muito próximos da nossa realidade.
 
Este foi o primeiro curso que fiz desde que assumi esse cargo e preciso dizer que aprendi muitas coisas, mesmo não esperando maravilhas de antimão. Sem muitas expectativas, este curso me surpreendeu, e preciso dizer isso à vocês. Não sabia e achava que seria muito complicado construir um blog; achava também que era coisa de profissionais de 'design computacional', essas coisas. Caí do cavalo, pois acreditei que junto com meus parceiros aqui, deste grupo, podia tentar e acabei, no fundo, realizando um trabalho que obteve um bom resultado. Nesse sentido, percebo que cada um contribuiu com o que pôde e em especial, a profª Guacira Gonçalves, que se dedicou e entregou em dia e com prazer, todas as suas atividades.
 
O curso demonstrou a mim e acredito que aos outros também, a possibilidade de busca de conhecimentos que ultrapassem os limites espaciais da escola. Preciso confessar que o ensino à distância é cômodo e pode se realizar se houver comprometimento de ambos os envolvidos neste processo. Agradeço a tutora pelos lembretes úteis quanto à organização e aos membros deste grupo, pela cooperação e simpatia.
 
Moro em Piedade e leciono em Sorocaba. Acho interessante prolongarmos nosso contato para além deste espaço também. 
O blog está aí, vamos nos apropriar dele como se fosse de cada um! 
Uma boa semana a todos!
 
Camila Mantovani




Relato Reflexivo, Guacira Maffra


O mundo atual gira em torno do uso das tecnologias, desta forma, o professor que não se atualiza deixa suas aulas enfadonhas para os jovens que já estão acostumados com esse estilo de vida.
Por essa razão, decidi que faria todos os tipos de curso relacionados ao universo tecnológico no qual vivemos.
 Quando me inscrevi no curso de Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade, não imaginava o que eu poderia vir aprender. Hoje estou muito feliz com o resultado que tenho obtido até o momento presente. Aprendi a criar um blog, algo que nunca imaginei ser capaz e quais as implicações que ele poderia trazer para minhas práticas em sala de aula. Hoje já tenho várias ideias fervendo em minha mente sobre como usar essa ferramenta no próximo ano com meus alunos, independentes de serem do EFAF ou EM. Uma de minhas amigas que trabalha comigo gostou de minhas ideias e pensaremos juntas num projeto piloto, usando o blog como ferramenta de interação entre os alunos.
A tecnologia sempre se fez presente em minhas aulas, mas as possibilidades de extrapolar as quatro paredes me incitam a entrar por esses novos caminhos.
Além de desenvolver o blog, tivemos que fazer o papel de “Jornalistas”, produzindo nossas notícias, através de uma sequência didática que eu já conhecia dos Cadernos de Apoio à Aprendizagem da rede municipal de ensino, mas nunca havia me colocado no papel de “produtora” do texto, apenas o de revisora. Posso dizer que depois dessa experiência, serei um pouco mais tolerante com meus “aluninhos” das sétimas séries!!! Escrever é uma tarefa muito prazerosa, mas quando se tem uma diretriz a ser seguida, com prazos estabelecidos, não é nada simples como o professor geralmente pensa, principalmente, professor de língua portuguesa!!! Kkkkkk
Todas as práticas desenvolvidas no curso foram muito bacanas. Gostei de desenvolver o blog em grupo. Nunca pensei que um grupo virtual pudesse dar certo e o resultado final foi muito bom. As decisões tomadas em grupo, através do fórum de discussão e interação com os colegas foi, extremamente, gratificante.  Não sei se teria tido imaginação para escolher um nome tão chamativo ou desenvolver um layout tão agradável aos olhos.
Muito obrigada a todos pelo empenho e dedicação, bem como, pelas dicas para melhoria dos meus textos!

Guacira G. Maffra